quinta-feira, 28 de março de 2013

Uniforme (colocação de insígnias/distintivos)

> De forma poder esclarecer sobre a colocação de distintivos/insígnias no uniforme dos Exploradores (e aspirantes a Exploradores) segue o desenho que pretende ajudar e outras indicações para as patrulhas.
> Os distintivos/insígnias só devem ser colocados com a autorização do Chefe de Expedição (de forma a evitar constrangimentos na colocação indevida dos mesmos).
> Há distintivos/insígnias que fazem parte permanente do uniforme:
    "Insígnia da Promessa de Escuteiro" (bolso esq. da camisa);
    "Insígnias de (Passagem por) secção" (manga esq. da camisa);
    "Distintivo de identificação de Agrupamento" (manga dir. da camisa);
    "Distintivo de região" (atrás, no lenço).
> Há outros distintivos/insígnias que fazem parte provisória do uniforme:
    "Distintivo de Patrulha" (manga esq. da camisa);
    "Insígnias de etapas de progresso" (manga esq. da camisa);
    "Insígnia de competência" (manga dir. da camisa);
    "Insígnia Específica de acção" (manga dir. da camisa);
    "Insígnia de função na patrulha" (bolso esq. da camisa);
    "Insígnia Comemorativa" (bolso dir. da camisa);
    "Insígnia de noites de Campo" (bolso dir. da camisa);
    "Insígnia mundial de conservação da natureza" (bolso dir. da camisa);
    "Distintivo identificativo de Portugal" (bolso esq. da camisa) - apenas se utiliza quando há um deslocação para fora do país, mantendo-se após a mesma, durante tempo determinado; 
    "Fitas de função de liderança" (bolso esq. da camisa).
> Informa-te junto do teu Guia, pois as insígnias a utilizar são todas atribuídas (e só podem ser usadas mediante indicação expressa e registada).
> Os distintivos, esses podem ser colocados (apenas terás que saber o local exacto a fixar o mesmo).
> Os distintivos e insígnias que não estiverem de acordo com as normas devem ser retirados da camisa.
> Exemplo da colocação na manga esquerda e na manga direita da camisa dos Exploradores:

quarta-feira, 27 de março de 2013

O LIVRO DE OURO da Patrulha

> Terá que estar concluído o mais rapidamente possível
(o próximo Conselho de Guias irá determinar a data)
> Aqui vão algumas ideias sobre o Livro de Ouro
O Livro de Ouro é parecido a um baú onde estão guardadas todas as recordações da vida de uma Patrulha. É tipo um diário, com as anotações da vida da Patrulha. É como um livro de histórias. As histórias junto à fogueira, as peripécias de acampamentos e outras actividades reunidas num só lugar. Esse lugar chama-se o "Livro de Ouro." Mas este livro é especial, até na forma original como deverá ser feito (nos materiais escolhidos) - sendo uma peça da "Arte da Patrulha", fazendo assim parte da sua identidade. Este livro deverá ter o acesso condicionado, ou seja, apenas os membros da patrulha investidos (os que fizeram a Promessa) podem vê-lo, para além daqueles cuja permissão é autorizada. Esta é apenas um exemplo, mas tudo irá ser submetido à decisão da patrulha, de acordo com a tradição de cada expedição e agrupamento. Se cada patrulha não tiver um sítio reservado para guardar o livro (podendo ser mesmo escondido), no final de cada ano escutista o livro de ouro será entregue ao Chefe de Expedição para ser guardado, sob reserva, sendo entregue à respectiva patrulha no início de um novo ano. Recomenda-se, pois: o Livro de Ouro deve ser original (fabricado pela patrulha ou sob a sua orientação) e criativo, quer no exterior quer no interior; depois, o Livro de Ouro deve estar reservado apenas a membros autorizados, devendo ser aberto de forma solene, em momentos de cerimónia da patrulha.
 
Conteúdos
Para que se mantenha uma ordem de trabalho no livro (todo escuteiro é organizado), as patrulhas poderão dividir o conteúdo em vários capítulos.
Um exemplo:
01. Descrição da biologia do totem (animal)
02. Elementos da Patrulha (com várias informações acerca dos s/elementos)
03. História da Patrulha e da Expedição (que pode ser acompanhada com fotografias, croquis, desenhos, recortes, etc...)
04. Actividades
05. Espírito de Patrulha
06. Divisas, símbolos, hinos e gritos da Patrulha
07. Códigos da patrulha
08 Canções, Hinos e Orações da Patrulha
09. Costumes
10. Curiosidades
11. Depoimentos
12. Citações
13. Autógrafos
14. "Top Secret"
15. Fotografias
16. Crónicas
17. Etc...
~ Nomeie cada patrulha um "escrivão" para que o livro possa ser actualizado com regularidade, ou então o secretário e o relações públicas podem assumir essa tarefa. Nas reuniões de Patrulha pode (e devia) haver um tempo determinado para ler o "Livro de Ouro", garantindo a boa disposição do grupos (ao lembrarem as aventuras que viveram juntos).
~ Na Expedição em que a Patrulha participa, talvez existam Livros de Ouro! Será interessante procuram neles ideias e curiosidades para enriquecer o presente das patrulhas. E é bom lembrar que os livros de ouro, ao continuarem a ser actualizados, daqui há 20, 30 e mais anos, continuarão a contar e a partilha a história das Patrulhas.
~ Por decisão registada (na acta da patrulha), durante as várias actividades em que a patrulha participa, poderá haver (rotativamente) alguém que escreva a "crónica" do dia de forma a integrar o Livro de Ouro - atenção que uma "crónica" é diferente do relato/registo do dia a constar num relatório. A "crónica", sendo uma peça assinada pelo autor, é um relato com ponto(s) de vista próprios, com uma reflexão pessoal partilhada e que normalmente não se enquadra nas exigências de objectividade que integram o relatório.
                   Pel' A E_Animação da Expedição

sábado, 23 de março de 2013

Semana Santa 2013

> Vai começar amanhã a Semana Maior do ano para os cristãos (iremos ter Domingo de Ramos, o Memorial Eucarístico em 5ª Feira Santa, a proposta de Discipulado no Serviço aos Outros, também deixado em 5ª Feira Santa, a Paixão e Morte de Cristo em 6ª Feira Santa e alegria da sua Ressurreição em Sábado de Aleluia, Páscoa Cristã). A celebração de Domingo de Ramos irá aproximar-nos do percursos feito por Jesus Cristo e de toda a sua actividade para nos mostrar a nobreza, o encanto e o entusiasmante alcance e sentido de vida de quem existe para os outros. É, por isso, muito importante a tua participação e o teu envolvimento neste dia (e nestes dias) da comunidade cristã.
Boa Semana Santa

Links com informações de horários das celebrações da Semana Santa:
Paróquia de Pardilhó: http://paroquiapardilho.blogspot.pt/

quinta-feira, 21 de março de 2013

ALERTA EXPEDIÇÃO: URGENTE

Quinta feira, dia 21-03-2013, às 19h30, tal como combinado no domingo ao final da vivência da aventura, estamos presentes na sede: Chefes Afonso, Glória, Ricardo e Pe Manuel Augusto e das Patrulhas Touro (só) a Eva, Castor  (só) o João Peixe e Abelha  (só) o Gonçalo. 
Decidimos por lealdade à expedição não avançar com os trabalhos marcados e que têm a ver com fecho da aventura.
Como é urgente reunirmos para terminar o trabalho em falta e programar as próximas actividades (dia 6 de Abril está agendado o Dia do Explorador em Estarreja), este Sábado dia 23 de Março, às 10h30 há reunião de Expedição.

TEMPEX antes da Páscoa

> Tal como como foi combinado, ainda em tempo de vivência da aventura da Páscoa, a Expedição tem hoje 5ª Feira, dia 21 de Março, às 19.30 horas, reunião com TODOS na base para arrumações e para tratar de outros assuntos relacionados com o trabalho das patrulhas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Aventura da Páscoa II (impressões)


> Espaço de partilha e avaliação, após a actividade...
[Deixem aqui as vossas impressões. Segundo a Wikipédia "impressão" «é a tarefa ou actividade de transferir para um suporte material qualquer (papel, tecido, plástico, acetato, madeira etc.) um determinado conteúdo ou conjunto de signos (letras, palavras, textos, figuras) armazenados num formato  para fins de comunicação.A partir da impressão podem vir a publico fotografias, jornais, revistas, livros, cartas, documentos, folders, entre outros»]
Para ajudar: Uma forma de poder orientar as vossas impressões poderá passar por falarem, apoiados no PINS. PINS significa: aspectos Positivos, aspectos Inovadores, aspectos Negaticos e Sugestões para uma próxima oportunidade. As impressões aqui publicadas poderão ser um bom guia para a elaboração do relatório.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Aventura da Páscoa I


Para os(as) meninos(as) relembrarem algumas coisas que foram comunicadas a todos, e poderem recordar o que estava em rol de tarefas (ou nas listas, por exemplo, entregues pelos cozinheiros ao chefe Ricardo), por favor vão a: 
http://exploradores402.blogspot.pt/p/aventura-da-pascoa.html

quarta-feira, 13 de março de 2013

Conselho de Expedição


Por decisão conjunta entre o Conselho de Guias e a Equipa de Animação, vai haver no dia 13 deste mês (4ª Feira) um Conselho de Expedição, na Base, às 19.30 horas (acabará às 20.30 horas). Os assuntos a analisar são
  1) Aventura da Páscoa - Plano A (ponto da situação).
  2) Aventura da Páscoa - Plano B (ponto da situação).
  3) Actividade Mutante (ponto da situação).
Recordamos a todos aspectos a ter em conta para que a reunião seja produtiva, nas conclusões e nas decisões:
a) que no passado fim-de-semana (Sábado, dia 9 de Março) houve em Estarreja, da parte da manhã, actividades da Missão Jubilar que mobilizaram muitos dos elementos da expedição;
b) que em virtude das patrulhas não estarem completas (presenças) no atrás referido Sábado, os guias tiveram previamente (ou deveriam ter) que falar com os elementos da sua patrulha para organizar as tarefas respeitantes à planificação da Aventura e a sua distribuição por todos;
c) que o Plano B, apresentado no ponto 2 dos assuntos a tratar, tem que ver com a eventualidade de estar tempo de chuva constante que dificulte demasiado a "Bikepista" prevista;
d) que "Actividade Mutante" é a alternativa, no caso de haver ameaça de mau tempo - alertas da protecção civil que tornem inviável a concretização e vivência da Aventura. A Actividade da Expedição para a data prevista é uma necessidade extrema, para fortalecimento do trabalho das Patrulhas, para a coesão da Expedição, para o esforço já desenvolvido por todos nesta primeira parte do ano escutista, de forma especial para aqueles que estão em etapa de Apelo.
Nota: Os guias e sub-Guias não devem esquecer que acerca da "Aventura da Páscoa" deverão ter resumidamente uma resposta para as perguntas: o quê, porquê, quando, onde, como, quem, quanto, ... etc.
Pel' E_Animação

terça-feira, 12 de março de 2013

Novidades

> Hoje há novidades no Blog... Descobre e dá a tua opinião ~ envia as tuas sugestões...